100 Dias para os 100 Anos

No dia 1º de setembro, às 20h, o Instituto Estadual Visconde de Cairu organizou uma live para iniciar a contagem regressiva dos 100 dias para os 100 anos da escola. O evento contou com partes de um documentário que está sendo organizado para o centenário e com a participação de autoridades e amigos.

O Prefeito Anderson Mantei destacou a importância da instituição para Santa Rosa, parabenizou todos os professores e professoras da comunidade escolar.

O presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON), Joãozinho Sehnen enfatizou a importância da participação dos alunos de Santa Rosa e região na construção da história do centenário.

“O Diretor Júnior Alessandro Freddi destacou que o Cairu se desenvolveu juntamente com Santa Rosa e contava com alunos de todas as classes sociais, foi protagonista da implantação da escola pública na região.

A coordenadora da 17ª CRE, Beatriz S. Cancian Milbradt enalteceu os cursos disponibilizados no Cairu, parabenizou a todos que fizeram parte da história da escola e ressaltou que tudo que se aprende é trabalho de muitas gerações.

O presidente da Comissão do Centenário, Luís Girardon, falou que a ideia é levar a todas as pessoas aquilo que o Cairu já fez, que está fazendo e o que ainda pode ser feito. Também, anunciou o jantar baile festivo com Os Serranos no dia 10 de agosto.

“O cantor e compositor, Edson Dutra, integrante da banda Os Serranos, exaltou a educação de qualidade e reforçou que o Cairu projeta cidadãos para o amanhã em toda região.

“Falar dos 100 anos do Cairu nos emociona, dá aquela tremedeirinha no coração. […] Parabéns à comunidade santarosense por ter uma Instituição tão maravilhosa, tão especial e tão marcante.”

Vera Lourdes Brun

“Fiz o magistério no Cairu em 1982 e o meu sonho sempre foi voltar aqui para trabalhar.”

Teresinha Alice de Carvalho

“Foi uma emoção voltar como professora depois de ter sido aluna do Cairu…é gratidão.”

Roseli Schallemberger

“Que o nosso aluno tenha a liberdade de buscar os seus próprios objetivos […], o nosso trabalho busca o bem estar social do nosso aluno.”

Silvane Cavalli

“A acolhida foi inesquecível! Eu fui muito bem recebida aqui. O Cairu é a minha segunda família. […] Uma vez Cairu, sempre Cairu.”

Maida Regina da Silveira Brum

“A mudança em 1978 foi trabalhosa, porém, gratificante. […]. Tenho saudades daquela época, porque estávamos envolvidos em tudo que acontecia em Santa Rosa.”

Oldemar Dorn

“E nada teria sido um sucesso, um trabalho tão bem realizado se não fosse pelo apoio de todas as direções da escola.”

Ingrid Heemann Vione

“Confesso que a diretora Neli tinha uma bondade no coração enorme. [..]. Vimos crianças se tornarem adolescentes, e se tornarem adultos.”

Joe Fernandes

“A beleza do trabalho das normalistas se destacava […]. Eu aprendi a ser professora com as normalistas […]. Com as alunas do Normal eu comecei a aprender e a guardar material sobre a história de Santa Rosa.”

Teresa Christensen

“Tínhamos alunos de toda região e tudo que eles aprendiam aqui levavam para sua comunidade, assim, aumentando a responsabilidade da nossa escola.”

Roseila Scalco

“A alfabetização é a experiência mais significativa para um professor. Ensinar as crianças a ler não era algo fácil, mas, quando dava o ‘estalo’, elas saiam lendo.. era algo emocionante.”

Ingrid Mundstock Bozzetto

“Os professores não só ensinavam, mas, também aprendiam com seus alunos.”

Teresinha Mattiazzi

“Com a ajuda dos alunos, conseguimos trazer os primeiros jogos de xadrez para a escola […]. Os professores eram confidentes dos alunos, que contavam que não tinham o que comer e só esperavam a hora da merenda.”

Maria Schneider (Keta)

“Havia uma interação com os alunos das Classes Especiais. “A convivência entre os alunos fez com que eles aprendessem libras sozinhos

Rosane Hanke Czapla

A parte artística ficou encarregada pela comunidade escolar do Cairu por meio do talento da família Schneider Goulart: Jaqueline, Luiza Elis e Lorenzo Naã; e pela promissora Tayla Cardoso.

Texto: Indiara e Nicole
Técnico em Publicidade 2021

Micheli Letícia Kusniewski fez a apresentação da Live

Créditos

A parte técnica e o roteiro ficaram a cargo do Curso Técnico em Publicidade, por meio do professor Frani Centenaro e do coordenador, Alcindo Dalcin que fechou o evento compartilhando o processo da criação da marca dos 100 anos.

Edição: Ires M. Koster
Técnico em Publicidade